Câncer infantojuvenil tem maior chance de cura com diagnóstico precoce

Written by on 7 de setembro de 2019

O Setembro Dourado traz ao debate a luta contra o câncer infantojuvenil. Falar sobre crianças e adolescentes até 19 anos com câncer não é fácil. Mas, mesmo se tratando de um momento delicado, hoje podemos contar com os avanços das pesquisas, tecnologia, e dos tratamentos que possibilitam maiores chances de cura principalmente quando se tem um diagnóstico precoce.

O mês de conscientização busca alertar profissionais da saúde, pais e a sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces. “Para que ele seja curável, é necessário que ele seja tratado, que a criança seja diagnosticada precocemente e tratada em centros especializados em atenção à criança”, explica a Sima Ferman, chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Os sintomas mais comuns dos cânceres infantis:

  • Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea
  • Caroços ou inchaços —especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
  • Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna
  • Alterações oculares —pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos Inchaço abdominal
  • Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo do dia)
  • Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção
  • Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação

 

Se qualquer um desses sintomas estiver presente, é importante procurar um médico para uma avaliação mais detalhada.

Tratamento disponível e gratuito No SUS (Sistema Único de Saúde), as crianças têm acesso ao tratamento oncológico, independentemente do tipo de tumor. Cada caso terá uma forma de abordagem e, por essa razão, um tratamento único, individualizado. A assistência especializada abrange sete modalidades integradas de tratamento: diagnóstico, cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia (oncologia clínica, hematologia), medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos.

 


90.9 FM

Só sucessos

Current track

Title

Artist