Celular e saúde: a luz azul pode afetar a visão?

Written by on 4 de outubro de 2021

Quais os níveis seguros de exposição à luz da tela e como garantir a saúde dos seus olhos.

Muito se fala sobre os perigos da luz azul emitida pelas telas dos aparelhos eletrônicos, mas ainda há muitas dúvidas sobre todos os efeitos dessa luz sobre o corpo humano.

A luz azul é parte da chamada “luz visível”. Ou seja, a maior fonte natural de luz azul é o sol. No entanto, as telas de aparelhos eletrônicos também emitem esse tipo de energia. E, no caso dos celulares, diretamente sobre nossos olhos e, muitas vezes, a uma curta distância.

Nenhum estudo realizado até o momento comprovou que a luz azul de fato prejudica a visão. o tema ainda é objeto de estudos, em busca de resultados confiáveis. Mas a oftalmologista Lillian Abreu, coordenadora do setor de Retina da Eye Care Hospital de Olhos, afirma que estudos in vitro indicam que a exposição prolongada à luz azul pode causar catarata e a degeneração macular, além do provocar cansaço ocular.

Em relação aos efeitos da luz azul sobre o sono, a ciência não tem dúvida. A exposição a qualquer luz, depois do pôr do sol, prejudica o sono. Mas a luz azul, por ser mais forte, tem efeito maior.

Ela suprime a produção de melatonina, um hormônio que ajuda a dormir, fazendo com que o corpo não entenda que aquele é o momento de descansar. E pessoas que têm uma rotina de sono ruim são mais propensas a desenvolverem doenças como diabetes e obesidade, além de depressão.

Para combater esses efeitos, a doutora Lilian Abreu recomenda lentes com filtro específico para a luz azul, para quem usa óculos. Um filtro azul pode dar mais nitidez à visão de algumas pessoas. Para quem não usa óculos, há aplicativos de celular e programas de computador que prometem reduzir a emissão de luz azul desses aparelhos.

Outro conselho da oftalmologista é não levar o celular para a cama. Evitar a exposição a esse tipo de luz antes de dormir é essencial para garantir um boa noite de sono. A Academia Americana de Oftalmologia (AAO, na sigla em inglês) defende que reduzir o tempo de uso de equipamentos eletrônicos é a medida mais eficiente e barata para evitar riscos à visão.

Para as crianças, a recomendação é adotar a chamada “regra dos 20”. A cada vinte minutos de uso de telas que emitem luz azul, fazer uma pauta e olhar para uma distância de vinte pés (cerca de seis metros) por pelo menos vinte segundos. Isso ajuda a prevenir problemas de visão. A AAO também defende o uso dessa regra, para adultos e crianças.


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