Conta de luz vai subir 52%; saiba quais aparelhos gastam mais

Written by on 29 de junho de 2021

Maior crise hídrica dos últimos 91 anos faz Aneel elevar custo da bandeira 2, a mais cara; veja dicas para economizar .

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu aumentar em 52% o custo da bandeira tarifária patamar 2 nas contas de luz, com efeito a partir da conta de julho. Com isso, o custo passa de R$ 6,243 para R$ 9,49 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Por isso, tome cuidado com aparelhos que mais gastam na sua casa.

O chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma residência, representando de 25% a 35% do valor da conta. Sozinho, ele pode gastar a mesma energia que 54 TVs ligadas ao mesmo tempo. Para economizar, tome banhos mais curtos de até 5 minutos. Evite colocar o chuveiro na potência máxima, pois com a temperatura regulada no modo inverno o gasto aumenta em 30%.

A geladeira é outro aparelho que consome muita energia em uma residência, cerca de 25% do valor da conta de luz, pois precisa ficar ligada o tempo todo para conservar os alimentos. Uma das maneiras de reduzir o gasto é só deixar a porta da aberta o tempo que for necessário, pois cada vez que se abre a geladeira, o ar frio escapa e o motor trabalha mais para esfriar tudo de novo.

O ferro pode representar até 7% da conta de energia da casa. Por isso, acumule roupas para passar de uma só vez, pois o aquecimento do ferro demanda muita energia. Outra dica é deixar as roupas que precisam de menos calor para passar por último. Assim, dá para desligar o ferro e passá-las aproveitando que o aparelho ainda está quente

O consumo médio de um ar-condicionado é pelo menos 10 vezes maior do que um ventilador de mesa ou de teto, segundo o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel). Não deixe portas e janelas abertas durante o uso do ar-condicionado para evitar a entrada de ar quente e obrigar o aparelho a trabalhar mais, o que aumenta o gasto de energia

O consumo de uma máquina de lavar roupas pode representar cerca de 2% a 5% da conta de luz de uma casa. Para economizar, junte o máximo de roupas para aproveitar a capacidade total da máquina e assim utilizá-la menos vezes. Dessa maneira é possível economizar na conta de luz e também na conta de água.

Secador, chapinha, baby-liss… aparelhos consomem bastante energia. Se quer economizar, seque bem o cabelo com a toalha antes de usá-los.

Deixar aparelhos ligados na tomada sem uso, em stand-by, também aumenta a conta de luz. Se a intenção é economizar, comece desligando os aparelhos no botão (para não ficar a luzinha vermelha aparecendo) e tirando da tomada tudo o que não for usar. Faça um teste no fim do mês para ver a diferença

Verifique se fuga da energia na casa. Para isso, desligue todos os aparelhos da tomada e apague as luzes. Se após alguns minutos o medidor de energia continuar indicando consumo, então há fuga de energia.


90.9 FM

Só sucessos

Current track

Title

Artist