Do 1º caso à vacina: SP é o ponto de partida da pandemia no Brasil

Em um ano que será historicamente marcado pela pandemia, o local a receber a primeira remessa de vacinas de imunização contra a covid-19 foi também a porta de entrada para o primeiro caso confirmado do novo coronavírus em todo o país, de um homem infectado chegando à cidade de São Paulo após uma viagem à Itália.

O Estado brasileiro com mais casos e mortes decorrentes de infecção pelo vírus vive as últimas semanas antes do início do programa de vacinação, com fase inicial prevista para 25 de janeiro, sob momento de tensão: desde o último dia 30, face ao aumento das taxas de internação por covid-19 e de leitos UTI para a doença nos hospitais, São Paulo retrocedeu da fase verde do Plano SP à amarela.

Assim, todas as 17 regiões de São Paulo seguirão na fase amarela pelo menos até 4 de janeiro, data marcada pelo governo de João Doria para a próxima reclassificação da fase em todo o Estado.

Início da pandemia em SP

Observando a distância o avanço do vírus em países europeus, São Paulo teve o primeiro caso do novo coronavírus no Estado – e em todo o país – confirmado em 26 de fevereiro. Um homem de 61 anos, que havia viajado à Itália entre os dias 9 e 21 daquele mês, retornou ao Brasil no fim do mês, e teve a infecção confirmada após dois testes.

90.9 FM

Só sucessos