IGARAPAVA RECEBE RECURSO FEDERAL ABAIXO DO PREVISTO PARA PAGAMENTO DO PISO DA ENFERMAGEM
Written by Claudio Guimaraes on 13 de setembro de 2023
O governo federal enviou aos municípios as verbas referentes ao pagamento do piso salarial da enfermagem na última semana.
Muitas prefeituras reclamaram que o valor repassado pelo governo federal foi menor que o previsto. É o que aconteceu também em Igarapava.

A Confederação Nacional dos Municípios, a CNM, realizou uma reunião on-line com 4.500 cidades para explicar e dar orientações sobre o assunto.
Após esta reunião, o diretor do Departamento de Saúde de Igarapava, José André Neto, informou que o problema das verbas está relacionado ao banco de dados destes profissionais.
Segundo ele, o departamento municipal adicionou no mês passado todos os profissionais de enfermagem do setor público no sistema “Invest-SUS”, mas o governo federal deixou de enviar as verbas de alguns profissionais.
Ele explicou que o governo não enviou o valor daqueles cujos registros no COREN, Conselho Regional de Enfermagem, está desatualizado ou irregular.
O CNM informou ainda que devido ao curto prazo e falta de instruções claras para preenchimento no sistema “InvestSUS” alguns dados foram lançados com inconsistências pelos municípios.
O Ministério da Saúde informou que o InvestSUS será reaberto no período de 1º a 10 de setembro para a correção de inconsistências e todas as prefeituras devem se adequar e fazer as correções.
Após isso as Prefeituras devem viabilizar os pagamentos o mais rápido possível.
O diretor José André Neto confirmou que em Igarapava a previsão dos pagamentos é que sejam realizados até o início de outubro, inclusive retroativo ao mês de maio.