O que considerar na hora de escolher uma escola para seu filho.

Written by on 12 de janeiro de 2023

Método de ensino, valores, materiais e localização são fatores importantes para encontrar a instituição adequada.

A escola é um lugar no qual as crianças e os adolescentes passam várias horas de seus dias, e escolher uma boa instituição não é uma tarefa tão simples. O material, o ambiente de ensino e a metodologia são alguns dos fatores que precisam ser considerados antes da matrícula.

Rogéria Sprone, psicopedagoga do Colégio Joseense, em São José dos Campos, explica que os pais e a futura escola devem estar alinhados. “Buscar uma escola que tenha os mesmos princípios e valores que os dos pais é um dos primeiros pontos que devem ser analisados, porque o ambiente escolar é o complemento da casa do aluno. Pais e escola devem caminhar juntos.”

Além dos valores da instituição, é importante avaliar o ambiente escolar, o número de alunos por sala de aula e as propostas pedagógicas.

A neuropsicanalista Priscila Gasparini ressalta a importância de avaliar a estrutura da escola para as crianças que vão estudar na educação infantil. “Priorize se o brincar para o desenvolvimento lúdico está presente, se tem quadras, parquinhos e espaços de lazer para que [as crianças] possam desenvolver a parte sensorial e motora e se há festas em datas comemorativas com a presença da família”.

No ensino fundamental e médio, as necessidades mudam. “[As escolas precisam ter] computadores, biblioteca, laboratórios e atividades de conhecimento em artes, teatro e música, para que formem indivíduos com autoconhecimento, com maturidade emocional e intelectual, autônomos e com a compreensão de si e do mundo”, completa Priscila.

Após ver a localização, buscar referências na internet sobre a reputação da instituição, avaliar a metodologia, observar a infraestrutura e saber se a mensalidade está de acordo com o planejamento financeiro, vale fazer uma visita à futura escola em família.

“Apesar dos fatores positivos que uma escola venha a ter, a criança ou o adolescente deve visitar e conhecer o ambiente que vai frequentar”, diz a psicopedagoga Rogéria Sprone. “É um momento muito importante na vida dele, e conversar com os educadores pode sanar várias dúvidas e fazer com que esse estudante se sinta mais seguro.”

Depois da visita, é fundamental fazer uma avaliação para entender se as expectativas estão sendo atendidas e se vale a pena seguir com o processo de matrícula.

“Cabe aos pais a decisão final, mas a opinião do filho é extremamente importante. Eles podem conversar sobre os pontos positivos e negativos de cada escola visitada — para entender melhor o que o filho avaliou — e então tomar a decisão da escolha.”

https://noticias.r7.com/educacao/o-que-considerar-na-hora-de-escolher-uma-escola-para-seu-filho-12012023


90.9 FM

Só sucessos

Current track

Title

Artist