Para combater solidão, assistentes sociais receitam Pokémon Go a idosos

Written by on 10 de julho de 2019

Em Barcelona, assistentes sociais estão receitando o game Pokémon Go para idosos que sofrem de solidão. O game incentiva pessoas a andarem pelas ruas e encontrarem outros jogadores.

O jogo para celulares, que já foi baixado mais de 1 bilhão de vezes, utiliza realidade aumentada para que as pessoas encontrem monstrinhos nas cidades. Ele contém recursos para lutar contra outros jogadores e ou unir-se a eles.

Os pesquisadores Larissa Hjorth e Jordi Jimenez, que estudam videogames e socialização, contam no site The Conversation como Pokémon Go tem revolucionado Badalona, cidade da província de Barcelona.

Eles citam o caso de uma enfermeira de 67 anos, identificada apenas como Sofia, que aprendeu a jogar com seu neto, de sete anos. Viúva, ela viu no game uma forma de enfrentar a depressão e redescobrir a cidade. “Ela se via andando nas ruas em busca de Pokémon. Viagens comuns ao mercado ou lojas se tornaram verdadeiras aventuras nas quais ela reinventa caminhos para capturar mais Pokémon”, dizem.

“Badalona é um grande exemplo de como jogos intergeracionais podem redefinir a cidade permitindo jogadores usarem os diferentes sentidos – toque, som, visão – que o jogo estimula”, comentam. Só em 2018, foram mais de 29 mil pessoas jogando Pokémon Go na cidade.


90.9 FM

Só sucessos

Current track

Title

Artist