PREFEITURA DE IGARAPAVA SE PRONUNCIA APÓS RECOMENDAÇÕES DE USO DE MÁSCARAS AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
Written by on 17 de fevereiro de 2024
A Prefeitura de Igarapava se pronunciou nesta sexta-feira (16) sobre uma recomendação feita aos profissionais da área de Saúde e de Educação para que utilizassem máscara no ambiente de trabalho.
A recomendação foi divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Departamento Municipal de Saúde, dia em que os departamentos municipais voltaram a funcionar após o recesso de carnaval.
O assunto acabou gerando uma polêmica entre os servidores e um susto por parte da população, sem saber se estamos passando por algum tipo de surto do Covid na cidade.
Após contato do Jornalismo da Rádio Aliança FM, a Prefeitura de Igarapava, informou, em nota, que estão acompanhando os casos de Covid na cidade desde a quarta-feira antes do carnaval, dia 07, e no período tiveram aumento de casos leves da doença.
Informou ainda que os primeiros detectados foram os servidores públicos. Tiveram também uma internação com Covid de um visitante de outra cidade durante o carnaval.
A nota diz que essa medida é preventiva para cercar o vírus, que pode se manifestar entre 10 a 15 dias.
A nota termina dizendo que “estamos seguindo as normas da vigilância estadual, no qual sábado (17) os números serão novamente apurados”.
A assessoria de imprensa do Município informou que a recomendação de uso de máscara continuará, pelo menos, pelos próximos 10 a 15 dias.
USO RECOMENDADO OU USO OBRIGATÓRIO?
O folder de divulgação da Prefeitura de Igarapava consta a seguinte frase “à partir do dia 15 de fevereiro durante o trabalho o uso de máscara é obrigatório”.
Apesar do folder utilizar o termo “obrigatório”, na realidade não funciona bem assim. Procuramos saber do Departamento de Educação se os profissionais que não usarem a máscara serão repreendidos de alguma forma.
A diretora da pasta, Juliana Cornelia de Jesus, afirmou que o uso da máscara foi RECOMENDADO. Segundo a diretora, os professores que não aderirem à utilização não serão repreendidos, até porque não existe um decreto da Prefeitura Municipal obrigando o uso, apenas recomendação.
Em contato com professores de cinco escolas municipais diferentes, obtivemos a informação de que o uso de máscaras teve boa adesão pelos professores do município
FONTE: RÁDIO ALIANÇA FM